11 2339-9601 | Rua Francisco Leitão, 653 cj 22 - Pinheiros - São Paulo / SP

Blog

Avis Brasilis lança primeiro livro do gênero no país dedicado aos primatas

Primatas - capa reduzidaFruto de um trabalho de pesquisa, observação e vivência, a Avis Brasilis lança Primatas no Brasil – Cada Macaco no seu Galho, de autoria de Cristina Rappa, Heloisa Turini Bruhns e Lívia Botár. A obra, que tem o patrocínio da fabricante de embalagens de alimentos Tetra Pak®, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet nº 8.313/91) do Ministério da Cultura, é o único registro editorial no País sobre o assunto. Ricamente ilustrado, o livro conta com 200 fotografias de Luciane Salete Panisson, Adriana Cruz, Fabio Colombini e Tomas Sigrist, além de 200 ilustrações de Sigrist.

Dividida em quatro partes, a publicação convida o leitor a viajar nesse universo por meio de um passeio na floresta, ativando e estimulando os sentidos a fim de explorar detalhes e atentar-se às curiosidades dos macacos que habitam nossas matas. Sendo assim, no primeiro capítulo, o viajante depara-se com um diálogo entre a natureza e a cultura e como isso é determinante na relação que estabelecemos com o mundo natural e com os animais.

No capítulo seguinte, o leitor segue viagem pelos nossos biomas, conhece as características das diferentes espécies que os habitam e caminha sob a ótica das primeiras observações aos primatas realizadas por naturalistas. Em seguida, é apresentado à complexidade de ameaças, como incêndios, caça, comércio ilegal, rodovias etc., e às doloridas consequências decorrentes de nossa dificuldade em dividir o território com outros seres. E, por fim, a caminhada se encerra com as iniciativas e os cases de sucesso realizados aqui no trabalho para a preservação dessas espécies.

Ainda durante todo o percurso, o leitor tem a oportunidade de conhecer histórias marcantes como a de Tiquinho, Algodão, Chamusco e tantos outros macacos que, por inúmeras razões, foram privados de sua liberdade e só sobreviveram graças ao esforço de ONGs e entidades solidárias à causa. “É uma grata coincidência que uma publicação como esta, inédita no Brasil, seja lançada no ano em que comemoramos 30 anos de exclusiva dedicação aos nossos primatas”, diz Lívia Botár, presidente do Projeto Mucky e uma das autoras da obra.

“Esperamos que ela possa levar às pessoas um novo olhar aos primatas e que a partir daí possamos refletir sobre nossas ações e o modo como nos relacionamos com a natureza, estabelecendo novos padrões de pensamento e de atitude”, completa.

O livro, editado em duas línguas – português e inglês – tem 240 páginas, no formato 27×23 cm, e possibilitará que amantes da natureza, estudantes, educadores, pesquisadores, profissionais do setor, e claro, o público em geral, tenham acesso a uma série de informações e conheçam mais de perto o universo de seres tão fascinantes e semelhantes a nós.

Sobre as autoras

Cristina Rappa

Jornalista e profissional de comunicação corporativa, é autora dos livros infanto-juvenis Topetinho Magnífico (Ed. Melhoramentos, 2012) e Florestas – Por que precisamos delas (Ed. Melhoramentos, 2014). De uns tempos para cá, deu ainda para observar passarinhos. Amante da natureza, viajante de corpo e espírito, costuma escrever crônicas e artigos – para adultos e crianças – sobre suas experiências e reflexões.

Heloisa Turini Bruhns

Professora Titular aposentada da Unicamp,  desenvolveu vários projetos de pesquisa relacionados ao meio ambiente. Praticante de ecoturismo há mais de 30 anos estabeleceu inúmeros contatos e contratos com a natureza e a cultura dos locais visitados e pesquisados. Dentre os 14 livros publicados como autora e organizadora vale destacar A  busca pela Natureza (Ed. Manole,2009); Patrimônio, Natureza e Cultura (Ed. Papirus, 2007) e Viagens à Natureza (Ed. Papirus, 1997).

Lívia Botár

Ambientalista, Lívia Botár fundou em 1985 o Projeto Mucky, instituição que resgata e cuida de primatas e da qual é coordenadora. Considerada uma das maiores especialistas no resgate e  cuidados em primatas no Brasil, além de coordenar o Projeto, participa ativamente de eventos relacionados ao meio ambiente, ministra palestras, cursos e seminários em escolas, universidades e empresas, entre outros. Publicou os livros infantis Mucky, o sagui, Ramati, o bugio, e a Força da natureza.

Serviço

Livro: Primatas no Brasil

Autores: Cristina Rappa, Heloisa Turini Bruhns e Livia Botár

Editora: Avis Brasilis

Páginas: 240 páginas

Formato: 27×23 cm fechado / capa dura

Idioma: Português / Inglês;

Preço sugerido: R$ 98,00

Onde comprar: www.avisbrasilis.com.br e www.projetomucky.org.br

 

 

Novo “game” ajudará a manter instituição de apoio a primatas

Bananas!!! jogoA partir da próxima quarta-feira, 06, crianças e adultos poderão se divertir e ainda ajudar simpáticos macaquinhos. Nesse dia, entra no ar o game Bananas!!!, que terá parte da renda revertida em prol do Projeto Mucky, instituição que abriga, em sua sede em Itu (SP), macacos vítimas de maus tratos ou resgatados do tráfico de animais silvestres ou de comércios, provenientes de acidentes e de maus tratos, entre outras situações.

O jogo foi criado por Roger Sodré, desenvolvedor com prêmios no currículo como pelo jogo Hipercubo. Nele, o jogador controla um macaquinho que deve pegar as bananas que caem do topo da tela. Um placar online, batizado de Bananômetro, vai mostrando o desempenho dos jogadores, sendo que ganha o que colher mais bananas.

Ganham também os cerca de 220 macaquinhos do Projeto Mucky que, desde sua criação, em 1985, já acolheu e recuperou mais de mil primatas. Para mantê-los e ainda custear sua recuperação, uma vez que costumam chegar debilitados, desnutridos e, muitas vezes, machucados à instituição, o Mucky conta com doações, venda de objetos e o apoio de empresas e pessoas simpáticas às causas abraçadas pela publicitária e ambientalista Lívia Botár, sua fundadora e coordenadora: a preservação da fauna silvestre e o amor aos animais.

A inexistência de incentivo fiscal às empresas para o apoio a uma instituição de preservação da fauna faz com que esses patrocínios sejam escassos. “Uma das formas de apoio é por meio do apadrinhamento dos macaquinhos por pessoas físicas, mas tem sido insuficiente para manter nossa estrutura de cerca de vinte funcionários, entre eles veterinárias e biólogas”, conta Lívia, que se vê no dilema de ter que recusar acolher novos animais, por falta de orçamento. “O apoio do Roger com o Bananas!!! nos enche de esperança de poder ajudar mais animais”, diz.

“Ao conhecer o jogo, um amigo sugeriu que ele contribuísse para ajudar quem cuida de macacos de verdade. Foi quando eu pesquisei uma organização séria dessa causa e encontrei o Mucky”, conta Sodré, que há dez anos desenvolve jogos e aplicações para projeção de vídeo e Vídeo Mapping.

O Bananas!!! pode ser baixado gratuitamente no endereço www.playbananas.com e nas lojas Play Store (Android) e Apple Store (iOS), sendo que a renda é gerada pelos anunciantes e pela compra de mais bananas pelos jogadores, explica Sodré, que apadrinhou o sagui Fred, de mesmo nome do personagem do jogo. Segundo ele, o jogo é acessível a qualquer faixa etária e será constantemente atualizado, ganhando novos cenários e bananas. “Tenho certeza que vai emplacar e, com isso, ajudar muitos macaquinhos”.

Sobre o Mucky

Projeto Mucky é uma ONG e um órgão de utilidade pública que beneficia primatas de diversas espécies. Criado em 1985, o projeto, único do gênero no Brasil, socorre, recupera, mantém, pesquisa e busca a procriação das espécies em risco; e, almeja, mesmo considerando as incertezas de sucesso, reintegrar os animais à natureza. Realiza ainda um trabalho de combate ao tráfico de animais silvestres, por meio da educação ambiental.

Sediado em Itu (SP), em uma área de mais de 20 mil m2, em Itu (SP), atende atualmente cerca de 220 primatas.

Para outras informações sobre o Projeto Mucky, acesse www.projetomucky.org.br .